domingo, 28 de setembro de 2014

Na Biblioteca


" Quando Rafael, Gabriel e Michael saíram, Muriel e William permaneceram à mesa. Acabaram de comer, fitaram-se um ao outro por um pouco mais de tempo e depois William levantou-se, percorreu o salão até ao outro lado da mesa, beijou a testa a Muriel e retirou-se também. Nesse dia, como por vezes faziam, passariam a tarde separados, e não precisavam de palavras para traduzir aquilo que um olhar e um beijo podiam demonstrar: "Amo-te, respeito-te e vou ter saudades".

  Normalmente, o homem passava horas na vila, pois gostava de falar com todos os habitantes, sentar-se na taberna e rir-se com as novidades. De quando em vez, depois disso, circulava pela vila com o seu cavalo negro, para verificar se estava tudo como devia.
  Contando com tudo isto, e conhecendo o marido como conhecia, Muriel perdia-se no tempo com os seus passeios no jardim, a contemplar vestidos acabados de tecer e que lhe iam sendo costurados pelas criadas ou até pelas mulheres da vila, ou apenas na biblioteca, mergulhada nos livros mais fantásticos que conseguia encontrar, e foi o que fez. William coleccionara livros de todos os tipos e de todos os sítios onde tinham vivido, por isso não lhe faltavam novos títulos.
  Quando William atravessou as portas principais, Muriel manteve-se imóvel, de cabeça encostada às costas do cadeirão e olhar preso no tecto. Observava, simplesmente, as linhas douradas que decoravam a superfície acúpulada  acima de si mesma.
  Pouco depois, quando já todas as aventuras que lia nos livros se lhe tinham infiltrado no pensamento, levantou-se e percorreu toda a casa, voltando a sentar-se de novo apenas com um dos seus livros preferidos entre as mãos e o banco de pedra ao nível dos seus olhos. Gostava de se sentar nos degraus do escadote de madeira, e ali ficar durante horas.
  De vez em quando, ao mudar as páginas, ia alternado as posições, sentando-se no chão, de costas contra à madeira do escadote ou deitando-se até na pedra fria, evitando os tapetes, pois queria refrescar o corpo aquecido pelo calor que o pensar produzia.
  Começou pelo início de um livro que havia lido cerca de dez vezes, anteriormente. Era grosso, mas Muriel tinha gosto em lê-lo, portanto começava-o e terminava-o numa tarde: desde o fim do almoço até ao fim da tarde, quando o sol já se escapulia do céu e os olhos pediam descanso. Assim o dia foi passando, normal, igual a todos os outros, mas, desta vez, Muriel resolveu parar de ler um pouco antes.
  Nesse dia, ao fim da tarde e enquanto os irmãos e Eva se encontravam envoltos nas memórias da rapariga, o sol desceu ao nível da terra, debaixo das nuvens cinzentas. Pintado de um vermelho como sangue, inundou todo o céu e montanha, carregando os contornos das nuvens escuras e das árvores e tornando toda a paisagem numa digna de uma interrupção na leitura da senhora, que, ao aperceber-se disto, se levantou, arrumou o livro no espaço da estante que deixara livre e se dirigiu a uma das janelas altas da biblioteca, de forma a poder observar todo aquele cenário. Assim ficou, com a cara maquilhada com aquele vermelho natural que pouco depois pintava também toda a divisão, e com ela todos os seus livros, fazendo sobressair os de capa viva e camuflando aqueles com lombadas mais escuras. Era um espectáculo bonito que realçava também a beleza da mulher, enfeitado com as linhas douradas de alguns livros, que reflectiam a luz exterior nas estantes a toda a sua volta e as fazia lembrar uma árvore de Natal vista do interior.
  Por breves instantes, Muriel recostou-se nas estantes, fechando os olhos, inalando profundamente aquele que se tornou num dos momentos mais pacíficos que até aí havia vivido.
  -Aah! - murmurou, com satisfação.
  Mas pouco durou, tudo isto.
  Sem que desse conta, o sol tinha sido escondido de novo, deixando para trás a penumbra da recém-chegada noite, acompanhada de todos os seus terrores.
  Encostada à parede, foi "acordada" por um pequeno tremor da casa
  "O que foi isto?" pensou, para si mesma. Mas antes que pudesse desencostar-se, fez-se sentir outro igual.
  Muriel olhou em torno de si mesma com esperança de encontrar algum sinal que lhe garantisse que não tinha sido impressão sua. Sabia que, àquela hora, os únicos criados que estariam a pé seriam os cozinheiros, que estavam na cozinha a acabar de preparar o jantar para quando William e os irmãos chegassem.
  Mais um tremor, este mais forte. Agora, Muriel encontrava-se no centro da biblioteca e a visão começava a falhar-lhe devido à falta de luz, e, por isso, também o equilíbrio a traía.
  Depois, um e outro estouro de seguida, desta vez ali bem perto. Começava a ficar assustada. Não sabia o que se estava a passar, nem porquê, e só desejava ter William ali, consigo, para a poder aconchegar.
  De repente, sem razão alguma aparente, a lareira acendeu-se, iluminando toda a biblioteca com brilhos de luz branca, reflectida nos espelhinhos do banco. A confusão na cabeça da senhora ia aumentando, e, não muito longe dali, William regressava, sacudindo as rédeas, chicoteando as costas do corcel, ordenando-lhe que acelerasse a o passo. Algo não estava bem."

Queridos leitores, posso agora dizer-vos que, depois deste, não publicarei mais nenhum texto relacionado com este livro :) felizmente estou a terminá-lo, e agora não vos poderei acalmar a curiosidade ( ou provocar ainda mais ) até que leiam o livro inteiro :) foi o início de uma viagem que espero que seja longa e feliz e agradeço do meu fundo mais profundo todo o apoio que me foi dado por todos os leitores. Castelos de Ar chegou, com isto, às 4500 visualizações e esperemos que assim continue :) muito obrigado e até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário